top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorWash&Go

A LAVANDERIA - The Laundromat O filme

Em 2016, milhões de documentos até então sigilosos, oriundos de um escritório de advocacia localizado no Panamá, abalaram o planeta. Através deles, era possível comprovar a ação de centenas de empresas e dezenas de países em paraísos fiscais espalhados mundo afora, com o objetivo de economizar através de fraudes e evasão fiscal. Três anos depois, o sempre eclético diretor Steven Soderbergh decide pôr a mão neste vespeiro de uma forma bem inusitada: através do sarcasmo.


Afinal de contas, de que outra forma encarar o plano-sequência de abertura, que traz Antonio BanderasGary Oldman de smoking e martini em punho, quebrando a quarta parede e dialogando diretamente com o espectador ao longo de vários cenários distintos? A conversa, em tom claro de deboche, de imediato apresenta a importância do dinheiro na humanidade e, de forma até didática, ensaia algumas das táticas que serão apresentadas ao longo dos 96 minutos seguintes. Para tanto, a dupla assume a postura de expert, disposta a desvendar segredos questionados em todo lugar, como a própria narração ressalta.

Dividido em capítulos, cada um representando um segredo a ser desvendado, o roteiro de Scott Z. Burns apresenta variadas esquetes nas quais o protagonista, sempre, toma decisões bem erradas que lhe custam bem caro - por vezes não por culpa da pessoa em questão, mas do sistema no qual está inserido sem perceber. Neste cenário somos apresentados a vários rostos conhecidos do grande público: Meryl Streep, David Schwimmer, Jeffrey Wright, Sharon Stone, James Cromwell, todos desfilando pela tela em participações ora menores ora maiores, sempre com o objetivo de escancarar alguma picaretagem. Mais do que propriamente desenvolver narrativas próprias, cada personagem aqui serve a um objetivo muito específico: denunciar o imenso toma lá dá cá que se tornaram as negociações internacionais, com direito a empresas de fachada e muitas propinas, em negociatas bem longe da legalidade - com direito a citação à brasileira Odebrecht. O alvo principal está pré-estabelecido: os Estados Unidos e sua taxa de juros.


Diante do peso da questão e consciente do economês necessário, Soberbergh e Burns buscam desconstruir o tema a partir do humor, mesmo sem jamais perder o foco na crítica. É neste aspecto que a presença de Banderas e Oldman como mestres de cerimônia é essencial, de forma a conjugar as muitas pontas soltas das historietas de seus coadjuvantes e, ainda assim, ressaltar a magnitude da fraude implementada por tantos anos. Funciona, em parte.

Apesar do esforço em desconstruir o tema de forma a torná-lo palatável ao público médio, A Lavanderia em vários momentos se perde em meio às miudezas técnicas do golpe em questão, em especial quando a personagem de Meryl Streep envereda em sua jornada pessoal. Na tentativa de retomar a conexão com o espectador, o filme explora esquetes mais próximas de seu cotidiano, como a subtrama em que o pai é flagrado com a melhor amiga da filha, na qual não é necessário um conhecimento maior acerca do tema. Diante desta gangorra, o próprio filme torna-se inconstante.

Apesar dos problemas estruturais, é preciso valorizar a criatividade da dupla Soderbergh e Burns na tentativa desta desconstrução de um tema tão profundo a partir do sarcasmo. A reta final ainda entrega ao público um truque muito bem elaborado, em uma sequência onde o filme aos poucos se despe completamente dos efeitos especiais e maquiagem para, de cara limpa, bradar contra a corrupção mundial. No fim das contas, este é o grande objetivo de A Lavanderia: ser um imenso panfleto, que consiga captar corações e mentes em sua jornada ideológica, mesmo que às vezes soe um tanto quanto ingênuo.


Filme visto no Festival de Toronto, em setembro de 2019.

Tudo por dinheiro por Francisco Russo


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page